O ESCRITOR

Você encontrará os livros de Olides Canton:

- Em livrarias especializadas;
- No Sindicato dos Jornalistas - Andradas 1270- 13o andar - Porto Alegre
- Você também pode solicitar pelo e-mail:   contato@deolhoseouvidos.com.br


 
Pauta, o avesso da Redações

Publicado em agosto de 2007, este livro tem 148 paginas contando gafes, fatos pitorescos, e porque não assuntos sérios envolvendo a historia de TVs, Radios e Jornais do RS. O autor pesquisou ou lhe contaram estes episódios que ele foi guardando, checando, até chegar a conclusão que possuiam boa parte de veracidade, ou chegavam perto dela. O livro num esforço quase involuntário preserva parte da memória do jornalismo gaúcho.Narrado em tom coloquial, diz o que se passa nas redações longe dos olhos do grande público consumidor de notícias. A edição é do autor, com impressão feita pela RMLGrafica.
Provavelmente estará entre os lançamentos da próxima feira do livro de Porto Alegre.
Por enquanto, você pode comprá-lo no Sindicato dos Jornalistas-RS ou com o autor, pelo fone 3330-6803 ou solicita-lo pelos e-mails. olidescanton@bol.com.br  ou  contato@deolhoseouvidos.com.br.
O preço é de R$ 20,00 por unidade.



Getúlio Vargas, Depoimentos de um Filho

Livro lançado em 24 de agosto de 2004, nos 50 anos da morte do ex-presidente, foi feito a partir de um longo depoimento que o autor colheu com o filho do ex-presidente, Manoel A.Sarmanho Vargas. O livro é uma edição da Est Editora e já está em sua segunda edição. Exemplares dele foram solicitados por bibliotecas de Washington e do Texas. O livro está em muitas livrarias e sebos da capital e em Sta Maria, Passo Fundo. O prefácio é do falecido escritor Rubens Vidal Araujo. Impressão da Gráfica Metropole.

 


Cidades Vizinhas - Amor e Ódio


São 26 casos de cidades vizinhas do RS que se amam e se odeiam. Um exemplo, Gramado x Canela, Caxias x Bento, Lajeado x Estrela, Carazinho x P. Fundo e por aí afora. O prefácio é do poeta Luiz Coronel que narra as brigas entre a sua Bagé e Dom Pedrito.O livro inspirou o Teledomingo da RBS TV que fez dois destes episódios apresentados em sequência. Os episódios foram "Caxias x Bento" e "Gramado x Canela. A capa do livro foi feita por Péricles Gomide e Murilo Maus. Edição do Senai, escola gráfica. Lançamento feito em Abril de 2002 no Solar dos Câmara.


 


Estradas do Rio Grande


É o livro mais trabalhoso do autor. Levou cinco anos para concluí-lo. Narra como foram feitas as principais estradas, pontes e viadutos do Rio Grande do Sul. Entrevistou para isto dezenas de engenheiros (muitos dos quais faleceram depois do livro) que deram seus depoimentos de como foram construídas as rodovias gaúchas. O prefácio é do industrial Valter Gomes Pinto. A impressão é da Grafica Metropole e a edição da Est editora.


 

Simon em Campanha

A campanha politica ao governo do RS e ao senado em 1998 começou na sexta-feria nublada  de l7 de julho de 1998 em pleno inverno gaúcho num evento na Sogipa. No dia seguinte, no Gigantinho com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso, fez-se o lançamento oficial.. Naquele sábado,18 de julho, só saiu na capa do Correio do Povo, a foto de Simon e de FHC. A foto do candidato ao governo Antônio Britto Filho, foi vetada pelo dono do jornal Renato Ribeiro. O livro narra os bastidores da campanha, como este aí de cima, contado em episódios   às vezes caústicos, ás vezes sérios, ás vezes chistosos.


 

Estrela Futebol Clube


A históira do time de futebol de Estrela narrada através de seus jogadores, treinadores, dirigentes e porque não dizer até de alguns cartolas. O livro nasceu do envolvimento do autor com um grupo de ex-jogadores que numa tarde na livraria Paladino levaram suas fotografias para mostrar aos convidados de outro evento.O prefácio é do jornalista Alexandre Garcia. Est Editora. Lançamento em novembro de 2005.


 

Pauta: O avesso das redações


São 123 " causos" de redações de jornais, tevês e rádios do RS.
O prefácio é do escritor Luis F. Verissimo, e a edição está esgotada. O livro num esforço quase involuntário preserva parte da memória do jornalismo gaúcho.Narrado em tom coloquial, diz o que se passa nas redações longe dos olhos do grande público consumidor de notícias.
O autor está com uma edição nova do Pauta, mais encorpada, mas de episódios totalmente novos. Edição independente.

 

Quem diria! Tudo começou assim...


Edição em dezembro de 1993. Parceria com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP). Em 18 meses foi pesquisado como foram fundadas as empresas de transporte de passageiros de Porto Alegre. Neste livro, narra-se as peripécias do tempo que os ônibus ainda eram pequenos e tinham que disputar passageiros com os bondes. Haviam vários tipos deles: bonde-gaiola, bonde-escola,bonde-operário. Este livro foi parar na Mercedes-Benz na Alemanha. Foi lançado numa  festa de fim de ano  que a ATP fez  na antiga casa L' Athmosphere.
O prefácio do livro é do escritor Luis Fernando Verissimo.

 


Familia Spina - Da guerra ao amor , da Italia ao Brasil


Narra a história de Rocco Spina, sua esposa, Maria Isabella que saíram de Morano Calabro e vieram se estabelecer na Cidade Baixa em Porto Alegre. Construíram um solido patriônio financeiro, mas também um patrimônio ético, de exemplo para as novas gerações. Seu lançamento foi em l8 de maio de 2006. Prefácio de Sérgio da Costa Franco e a "orelha do livro" é do Frei Rovílio Costa. Edição da Metropole.     


 

Serafina Corrêa: seu tempo, sua gente


A partir de um acervo fotográfico da familia Canton, o autor em parceria com os irmãos Paulo e Marinês montou um "palco histórico" desta cidade na Encosta Superior do Nordeste. Edição da Est Editora. Lançamento do livro foi na feira do livro de Porto Alegre em novembro de 2005. O livro possui além de fotografias identificando o local, as pessoas e a data, conta episódios familiares e do município que ocorreram em várias décadas.

amplie a imagem amplie a imagem amplie a imagem amplie a imagem
                       
   


Moacyr Scliar - Escritor

Há muito tempo acompanho, sempre com entusiasmo, o trabalho de Olides Canton, tanto no jornalismo como na pesquisa histórica. Nesta área, Olides Canton tem feito um belíssimo trabalho recuperando a memória riograndense, através de temas como a história do transporte de passageiros, a atividade da tradicional família Spina no ramo de restaurantes e até a pitoresca rivalidade entre cidades vizinhas do Estado. Por tudo isso Olides Canton é digno de nosso apoio e de nossa admiração.


 
 
 
 

Nascido em 16 de Janeiro de 1.952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância e adolescência. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pelo FABICO em 1.982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Conseguiu quatro premios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br



 
 
 




topo



  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© De Olhos e Ouvidos - Olides Canton - Todos os direitos reservados
Os textos publicados são de inteira responsabilidade do autor.


amplie a imagem amplie a imagem amplie a imagem