Arquivo: Edição de Julho de 2007

Inauguramos o novo site

" Quem tem medo do mundo virtual? " perguntava há poucos anos atrás um seminário de propaganda realizado em Gramado. Era este, claro, o desafio a que os publicitários se propunham naquele conclave. Resolvi perder o medo do mundo virtual e abrir este meu site, embora confesse que sempre nutri um especial carinho pelas letrinhas impressas no papel, com aquele cheirinho de tinta quando o jornal recém sai da rotativa. Uma vez em Roma, no ano  1986, estava viajando com um colega e amigo, o Caco Barcelos e já altas horas da madrugada fomos comprar, no centro da Cidade Eterna, o jornal do dia seguinte que os notívagos podiam adquirir através de uma janela desfrutando das rotativas que corriam imprimindo a edição que já levávamos debaixo do braço, bem quentinha e ainda com exemplares sendo rodados. Era pão quente saindo do forno.

Mas agora entro no mundo virtual, da internet, e sei que muita mais gente poderá me ler. Vou, por princípio praticar o jornalismo que aprendi no dia-a-dia e com os professores da Fabico: ético, sem ser meloso, cortês, sem ser adulador e agressivo quando a ocasião o exigir. Como jornalista costumo dizer que não tenho amigos, tenho fontes.E ao longo dos 30 anos que estou nessa, sempre procurei distinguir as coisas. O tempo, por sinal, esteve ao meu lado e sempre que cedi em alguma ocasião depois me arrependi. Quando alguém passa uma informação a um jornalista militante, não pode pedir sigilo. Senão não passe. E tenho tenho por hábito não "chocar" notícia. Não adianta depois que o concorrente deu a informação, vir com a clássica: ah, mas eu também sabia. Se sabia, por quê não divulgou?  É isto daí e boa sorte pra mim e pros leitores, que espero, sejam muitos.

Veja os comentários dos leitores deste site



Clima do Brasil e do mundo preocupa GREENPEACE

Em palestra no Tá na Mesa de hoje, 1 de agosto, o diretor para o Brasil do Greenpeace, Sérgio Leitão, externou a preocupação com  os extremos que o clima tem vivido no RS. " No inverno está chovendo muito pouco, quando sempre chovia muito e no verão está chovendo muito quando chovia pouco" disse ele. Segundo ele, que já trabalhou no Ministério da Justiça ao tempo de José Gregori, ministro de FHC,  hoje a Amazônia não é mais o pulmão do planeta mas o fígado e do fígado,disse também se precisa.

Leitão fez uma palestra bastante impactante, até porque no começo mostrou fotos e depoimentos da tragédia ocorrida em 2004 em Muitos Capões(RS) sobre habitantes deste município que diziam nunca terem visto um vendaval tão violento em todas as suas vidas.Há,segundo o diretor do Greenpeace, alguma coisa errada com o clima no planeta provocado pela contínua poluição.

Sérgio Leitão elogiou muito o aprendizado que os brasileiros tiveram com o apagão energético de 2001 o que segundo ele fez com que nos primeiros meses do primeiro mandato do Goverdo do presidente Luis Inácio Lula da Silva, houvesse uma sobra de energia.

O aquecimento global segundo ele está preocupando todas as faixas etárias tanto que um dia destes ele chegou em casa e seu filho, pequeno, lhe perguntou se o mundo acabaria.Leitão disse ainda que as companhias seguradoras estão muito preocupadas com a mudança do clima porque sobre elas tem recaído os prejuízos  das intempéries tanto a que ocorreu no litoral de Santa catarina,o furacão catarina, como o dos USA , o Katrina. 



Curtas

Mais uma de ex-RBS. Coluna de Wanderley Soares, de O SUL dia 19.06.
O colunista estrila que não foi citado pelo editor Marcelo Rech na ZH de domingo anterior sobre colunismo policial. “Faltou ética” lamentou Soares.

O “Via Protásio” não voltará.

Mais uma da série ex-RBS: Dia 21/06 Rogério Mendelski e Flávio Pereira na Pampa
comentaram suspensão de Cláudio Brito da Rádio Gaúcha.

RBS TV suspendeu projeto CARAS NOVAS, porque tinha virado um “projeto técnico”
disse Raul Costa Jr. diretor de Jornalismo da emissora.

Em 5 processos na qual está envolvida a RBSTV recebeu dos juízes pedido pra entrega
da “fita Bruta”, isto é, não somente o que foi ao ar. Informação dada dia 22/06 na ARI.

Affonso Ritter no Jornal Gente, dia 24/06 disse que não falaria mais de futebol naquele programa.

Envie seu comentário


Milton Feneti Yung esteve internado no Mãe de Deus. Teve AVC no ar.

Não são as melhores relações entre a Federação Unimed e a Unimed-POA.

”Cadeira Cativa” que era na TV2 nas segundas à noite passa pra rádio Guaíba mesmo dia e horário. L.C. Reche não comanda mais o 3º Tempo na Rádio Guaíba. É Ernani Campelo.

Dia 26/05 Marco Pena Froes fez papel de delegado do DOPS do episódio “Cartas da Ilha” do RBSTV. Ganhou cachê e contou que fazia 30 anos que não atuava em tevê.

Dia 01/06: Affonso Ritter diz na Band AM que Mário Santarosa o acordou de madrugada pra avisá-lo que expediente do CP havia mudado. Alguém comentou: Ritter diz o que Santarosa pensa...

Dia 31/05 na ARI passa filme “Quando as Estrelas se apagam”. Lotação total do auditório como nunca tinha acontecido. Juventude que foi lá desmentiu que entidade é meia dúzia de “veinhos”.

Um ouvinte inveterado de rádio (que pede pra não ser identificado) contou esta ao
colunista: “mais uma de ex-RBS: no domingo da Maratona, dia 27/05 Farid Germano Filho
chegou 15 min atrasado pro programa da Band AM sobre futebol.

E desferiu queixas com a promoção da sua ex-Gaúcha” eles pensam que são donos da cidade”...

Pres. Ercy Torma, da ARI, dia 02/06 trouxe correndo Maria do Carmo, da Ulbra TV pra falar
no “Conversa de Jornalistas”. Tava fora do ar. A transmissão não funcionou.

No descerramento da placa da rua Alberto André, Ubirajara Prates emocionou-se falando pela família.

Envie seu comentário


Dia 01/06 Eugênio Esber, da revista Amanhã contou que no ano passado tinha em mãos uma notícia mas que preferiu não dar. Foi o seguinte: num jantar com um executivo este lhe contou que já estava comprando FAMIFLU pra gripe aviária. Eugênio achou que não deveria fazer a pauta. E por enquanto estava certo. Poderia cair um alarde. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Dia 25/06: “Cadeira Cativa” da TV2 despediu-se depois de muitos anos no ar. Fundado
por Edgar Schmidt, estava nos últimos anos dirigido por L.C. Reche.

”Paulinho Boa-Nova” sugeriu que “Bassano” passe a se chamar Attílio Bilibio.
Calma, Paulo, deixa primeiro o homem morrer!

Sérgio Seppi lembra episódio recente: um torcedor de Encantado entrou em coma alcoólica no Olímpico e foi levado ao posto médico. Rádio Gaúcha deu notícia e dia seguinte
todos os colegas pegaram seu pé na Fiergs. Prova de audiência.

Noite de 26/06 Attílio Bilibio chamou Olívio Dutra de “vice-governador”.

Medabil construiu estádio na Venezuela onde se realiza Copa América.

Houve quem achou que Bilibio teria que ter levado discurso pronto, na noite de 26/06 no teatro do SESI.

Teria sido por 100 mil reais que herdeiros venderam a biblioteca de Mário Lima
ao sebo Nova Roma. Acervo de Lima tinha 18 mil volumes.

Gal Costa fez show correto dia 26/06 pra convidados da Medabil. Não é mais a Gal das Dunas do Barato de 1972, quando queimava fumo com a magrinhagem.

”Fantástico” da TV Globo, está querendo convencer um jogador paulista, de futebol,
a assumir sua homossexualidade publicamente.

Envie seu comentário

Cerimônia do Adeus: Dia 29/06 último “Gerrilheiros da Notícia” na TV2 Guaíba. A partir do dia 02/07 passou pra TV Pampa no horário das 13horas.

Pronto: está criada a celeuma: Ibsen Pinheiro diz que Barbosa Lessa estava entre os 8 Julianos fundadores do CTG 35. Artur Zanella diz que não, que Lessa não montava cavalo. Assnto vai dar pano pra manga...

Jorge Furtado, da Casa do Cinema, ganhou em definitivo, uma ação contra a Revista VEJA. Valor 200 mil reais. Resultado da coluna de Diogo Mainardi, que fez u trocadilho com o nome do cineasta.

Mainardi já sofreu na VEJA 210 processos, 160 deles já resolvidos. Muitos deles foram no ACRE. Estão correndo 40. Entre eles de Franklin Martins.

João Carlos Terlera escreve a biografia da primeira deputada gaúcha Sueli de Oliveira. Lançamento para este ano.

Telmo, um dos “vernissólogos” mais assíduos em coquetéis escreve livro de memórias: título provisório: “O que sei de Porto Alegre e Bagé”.

Teve o dedo de um promotor a nota da ARI em que defende a colunista Rosane de Oliveira dos “ataques” do Presidente do TJ Marcão Leal.

Osiris Marins disse dia 06/06 que PT tem 17 tendências. “Algumas só com 3,4 adeptos” enfatizou.

Dia 05/06 Lauro Schirmer ganhou comenda da maçonaria.

Envie seu comentário


Rodrigo Orengo está há dois meses na Gaúcha. “Tem mais estrutura”, comentou. Era da Band AM.

Justiça seja feita: o criador do termo “Abrajanta” foi Mário Santarosa.

Ana Amélia Lemos está há 28 anos em BSB.

Dia 09/06 no barzinho da ARI Jayme Copstein, Garção Adolar, Wanderley Soares e Enio Rockembach na “hora da saudade”: tipos de bondes: “gaiola”, “operário”. Neste dia Jayme recebe de um colega Wilson Romero sugestão de pauta pro “Gaúcha na Madrugada”, de onde está fora desde dezembro do ano passado.

Dia 13/06: Adroaldo Marli Streck, depois de muitos anos, voltou ao microfone da rádio Guaíba, nos “Guerrilheiros”.

Dia 15/06: no Jornal Gente da Band, Affonso Ritter diz “comentador”. Invaretou com o sarro dos colegas de bancada.

Dia 13/06 Executivo da ULTRA Pedro Wonstschowski levou gente que não é da comunicação pra sua entrevista coletiva. Como César Prestes, do MARGS, e a presidente da FTSP Eva Sopher, que aguardaram o final da entrevista pra falar com o executivo. Se a moda pega...

Lauro Schirmer foi empossado no Museu de Comunicação Social Hipólito da Costa.

Ivori Coelho Neto no Guerrilheiros da rádio Guaíba, dia 22/06:
“Marta Suplicy é uma Belina: Perua fora de moda”!

Envie seu comentário



Interações dos leitores deste site

"Toca ficha, meu! Tá legal o site! Tô na torcida!
No próximo dia 18/08 faço 4 anos de previdi.com.br Abraço."
José Luiz Previdi www.previdi.com.br

"Meu caro amigo, parabéns pelo teu site. Vai em frente. Serei teu leitor atento.
Dá uma olhada no blog que fiz sobre a viagem pela América do Sul em 71/72,
quando éramos jovens sonhadores e curtidores (hoje continuamos
sonhadores e curtidores, só 35 nos mais velhos...). Abraços."
“Clovis Heberle” www.clovis.heberle.blog.uol.com.br

"Parabéns pelo blog. Vida longa tbm!"
Neusa Galli Froes

"A vida é uma renovação permanente, meu caro Olides. Vejo com satisfação que estás aderindo à internet, mesmo te declarando amante e saudosista da velha máquina de datilografia e dos tradicionais meios impressos. Te confesso que não sei ler textos longos no monitor. Para fazê-lo, imprimo o "material" e desfruto da paz do texto "não piscante"... Conheço muitos textos teus. Todos impressos ou datilografados. Penso que o teu estillo se presta muito bem para esse novo meio, que exige comunicação rápida, atualizada e sem rodeios. Olides, desejo que tenhas fôlego para sustentar esse novo desafio e que alcances sucesso nessa empreitada. Serei um dos que te "espiarão" com frequência na telinha do computador. Grande abraço."
Erico Michels

Olides parabéns pelo site.
David Iasnogrodski

Não poderia deixar de parabenizar o amigo de tantas jornadas pelo novo site.
Um abração do amigo Bruno Ferreira.

Olá Olides! Descobri o teu site. Cumprimentos pela empreitada e pelos textos. Valeu! Um abraço.
Alberto Herman Blum

envie seus comentários



 
 

 
 
 
 


Olides Canton - Jornalista e Escritor


Nascido em 16 de Janeiro de 1.952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância e adolescência. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pelo FABICO em 1.982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Conseguiu quatro premios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

® Agosto 2007 - © De Olhos e Ouvidos - Olides Canton - Todos os direitos reservados
Os textos publicados são de inteira responsabilidade do autor.


Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br

Autor de inúmeros livros, Olides Canton firmou-se como um
exímio contador de histórias contemporâneas.
Conheça agora as obras do autor
 


Alto da página



Site desenvolvido por Brulars














 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




o Noticias e comentários sobre política, Gafes, episódios e causos dos que fazem a notícia Estradas, ônibus, restaurantes e histórias familiares, são parte da literatura do autor contato@replay.com.br